Ao aplicar a situação de aprendizagem sobre
o texto Avestruz,desenvolvida no encontro presencial, para os alunos da 5ª
série /6ª ano,percebi o quanto a teoria nos orienta na prática em sala de aula, na
medida em que procura, segundo Rojo,levar o educando a preencher as lacunas
necessárias para a compreensão de um texto.Segue abaixo, a situação de
aprendizagem aplicada.
Texto: “Avestruz” ,Mário Prata.
Tempo previsto: 4 a 5 aulas
Conteúdo e
temas: leitura
da crônica “Avestruz”, de Mário
Prata; levantamento e checagem de hipótese; leitura de texto científico;
apresentação do filme “Como treinar o seu dragão”.
Competências e
habilidades: Reconhecer
os elementos organizacionais e estruturais caracterizadores do gênero “crônica”
e textos prescritivos, reconhecer diferenças e semelhanças de gêneros
diferentes envolvendo um mesmo tema; elaborar.
Estratégias: Aula interativa
com a participação dialógica do aluno, com a preparação e o conhecimento de
conteúdos e estratégias por parte do professor; rodas de leitura e de conversa;
exibição do filme “Como treinar o seu dragão”, elaboração de uma receita
lúdica, enfatizando o uso do verbo no modo imperativo; pesquisa dirigida.
Situação de
Aprendizagem
Ø Avestruz
1)
Discussão
oral:
Você conhece o comportamento de um
avestruz? E suas características físicas?
Levantar hipóteses sobre o título.
2)
Leitura
silenciosa. Em seguida, leitura comportamento. Proporcionar ao aluno a
oportunidade de construir o significado das palavras desconhecidas, através da
formação de duplas reunindo um aluno com aluno com mais dificuldades e outras
com menor.
3)
Proporcionar
uma pesquisa dirigida na sala ambiente de informática sobre a ave avestruz que
contemple suas características físicas e comportamentais. Tal pesquisa é
essencial para que o aluno consiga desenvolver suas habilidades de leitura e
compreensão, só assim, depreenderá os vários sentidos do humor presentes no
humor.
4)
Levantamento
das características do gênero crônico, ressaltando-a elementos essenciais da
narrativa: enredo, personagem, foco narrativo, tempo e espaço.
5)
Após
o trabalho com as características, do gênero crônica, proporcionar ao aluno
atividades de caráter interpretativo que contemplem os dados explícitos e
implícita dos presentes na crônica.
6)
Retomar
as informações obtidas através da pesquisa proposta, na situação de
aprendizagem3, para estabelecer comparações com filme “Como treinar seu
Dragão”.
7)
Após
a exibição do filme, direcionar os alunos para a produção de receita lúdica
(retomar as características deste gênero).
8)
Reescrita
da receita lúdica a partir da troca textos entre os pares formados na Situação
Aprendizagem.
9)
Leitura
compartilhada dos textos produzidos, a partir da reescrita proporcionada.
10)
Com
a roda de conversa, propor a socialização dos conteúdos contemplados pela Situação
de Aprendizagem.
Referências Bibliográficas
Lael /Puc –Sp
Roxane Rojo – “Letramento e capacidades de leitura
para a cidadania”.
“Trabalho diversificado” – América A.C. Marinho e
Zoraide/Faustioni da Silva.
“Reflexões sobre o trabalho do professor” – Adaptado
de original escrito por América Marinho para o Projeto Recuperação Paralela
(2008).
A criação do Avestruz – Guia Completo de A a Z.
Autor: Carrer, Celso da Costa e outros.
Filme: “Como treinar o seu dragão”, direção do
filme, Dean Beblois, Chris Sanders.
Pesquisa do site:
WWW.suapesquisa.com/mundodoanimal/avestruz
Professoras
responsáveis: Vera,
Lice,Vânia, Sarah, Daniela e Lilian
Nenhum comentário:
Postar um comentário