terça-feira, 25 de junho de 2013



Ao aplicar a situação de aprendizagem sobre o texto Avestruz,desenvolvida no encontro presencial, para os alunos da 5ª série /6ª ano,percebi o quanto a teoria nos orienta na prática em sala de aula, na medida em que procura, segundo Rojo,levar o educando a preencher as lacunas necessárias para a compreensão de um texto.Segue abaixo, a situação de aprendizagem aplicada.
Texto: “Avestruz” ,Mário Prata.
Tempo previsto: 4 a 5 aulas

Conteúdo e temas: leitura da crônica “Avestruz”, de Mário Prata; levantamento e checagem de hipótese; leitura de texto científico; apresentação do filme “Como treinar o seu dragão”.

Competências e habilidades: Reconhecer os elementos organizacionais e estruturais caracterizadores do gênero “crônica” e textos prescritivos, reconhecer diferenças e semelhanças de gêneros diferentes envolvendo um mesmo tema; elaborar.

Estratégias: Aula interativa com a participação dialógica do aluno, com a preparação e o conhecimento de conteúdos e estratégias por parte do professor; rodas de leitura e de conversa; exibição do filme “Como treinar o seu dragão”, elaboração de uma receita lúdica, enfatizando o uso do verbo no modo imperativo; pesquisa dirigida.

Situação de Aprendizagem

Ø Avestruz
1)   Discussão oral:
Você conhece o comportamento de um avestruz? E suas características físicas?
Levantar hipóteses sobre o título.

2)   Leitura silenciosa. Em seguida, leitura comportamento. Proporcionar ao aluno a oportunidade de construir o significado das palavras desconhecidas, através da formação de duplas reunindo um aluno com aluno com mais dificuldades e outras com menor.

3)   Proporcionar uma pesquisa dirigida na sala ambiente de informática sobre a ave avestruz que contemple suas características físicas e comportamentais. Tal pesquisa é essencial para que o aluno consiga desenvolver suas habilidades de leitura e compreensão, só assim, depreenderá os vários sentidos do humor presentes no humor.

4)   Levantamento das características do gênero crônico, ressaltando-a elementos essenciais da narrativa: enredo, personagem, foco narrativo, tempo e espaço.

5)   Após o trabalho com as características, do gênero crônica, proporcionar ao aluno atividades de caráter interpretativo que contemplem os dados explícitos e implícita dos presentes na crônica.

6)   Retomar as informações obtidas através da pesquisa proposta, na situação de aprendizagem3, para estabelecer comparações com filme “Como treinar seu Dragão”.

7)   Após a exibição do filme, direcionar os alunos para a produção de receita lúdica (retomar as características deste gênero).

8)   Reescrita da receita lúdica a partir da troca textos entre os pares formados na Situação Aprendizagem.

9)   Leitura compartilhada dos textos produzidos, a partir da reescrita proporcionada.

10)    Com a roda de conversa, propor a socialização dos conteúdos contemplados pela Situação de Aprendizagem.

Referências Bibliográficas
Lael /Puc –Sp
Roxane Rojo – “Letramento e capacidades de leitura para a cidadania”.
“Trabalho diversificado” – América A.C. Marinho e Zoraide/Faustioni da Silva.
“Reflexões sobre o trabalho do professor” – Adaptado de original escrito por América Marinho para o Projeto Recuperação Paralela (2008).
A criação do Avestruz – Guia Completo de A a Z. Autor: Carrer, Celso da Costa e outros.
Filme: “Como treinar o seu dragão”, direção do filme, Dean Beblois, Chris Sanders.
Pesquisa do site: WWW.suapesquisa.com/mundodoanimal/avestruz
Professoras responsáveis: Vera, Lice,Vânia, Sarah, Daniela e Lilian

Nenhum comentário:

Postar um comentário