quinta-feira, 20 de junho de 2013



Sequência didática
Texto: No aeroporto
Autor: Carlos Drummond de Andrade
Publico alvo: 6º ano
Antes da leitura:
Apresentar o título aos alunos.
         O que  o titulo do texto sugere?
         Como você imagina que a historia irá se desenvolver?
         Quais poderiam ser os personagens?
         Mostrar imagens das partes de um aeroporto e questioná-los, se há relação com o titulo do texto.
Durante a leitura:
Leitura por parte.
1º e 2º parágrafos
Questionamento:
         Suas hipóteses se confirmaram? Em que momento houve essa confirmação?
         Inferências locais quanto ao vocabulário : fazer  com que o aluno chegue ao significado do vocabulário através do contexto.
         Como você descreveria o amigo Pedro? E qual seria a idade de Pedro?
         Por que será que Pedro não é de falar muito?
         Qual seria o motivo de encarar os vizinhos e desconhecidos , além de não ter dentes?
3º 4º e 5º parágrafos.
         Suas hipóteses se confirmaram?
         O que sugere o narrador ao dizer que Pedro nos deu trabalho?
         Porque o narrador diz andar nas pontas dos pés ou descalços e levar tropeções no escuro?
         O que sugere o narrador ao  dizer que Pedro tinha horários especiais , comidas, roupas e sabonetes especiais?
         Qual seria o motivo de Pedro gostar de óculos alheios, mas não usá-los?
         Inferências locais quanto vocabulário desconhecido.

6º paragrafo.
         Suas hipóteses se confirmaram e em que momento houve essa confirmação?
         O que achou do final do texto?
         O que você acha de ter um amigo bebê? Seria paciente com ele?
         Uma amizade desse tipo é possível ? Por quê?
         O que sugere o narrador ao dizer que o aeroporto de repente ficou vazio?
         Com finalidade o narrador escreveu este texto?
Retomar a leitura novamente sem interrupções e fazer a produção de inferências globais (implícitas como o valor de uma amizade)
Referências Bibliográficas:
Roxane rojo, LAEL/PUC – SP Letramento e Capacidades de Leitura para a Cidadania.
Proposta Curricular do Estado de São Paulo, de Língua Portuguesa.



Nenhum comentário:

Postar um comentário