Sequência didática
Texto: No aeroporto
Autor: Carlos Drummond de Andrade
Publico alvo: 6º ano
Antes da leitura:
Apresentar o título aos alunos.
O que o titulo do texto sugere?
Como você imagina que a historia irá
se desenvolver?
Quais poderiam ser os personagens?
Mostrar imagens das partes de um
aeroporto e questioná-los, se há relação com o titulo do texto.
Durante a leitura:
Leitura por parte.
1º e 2º parágrafos
Questionamento:
Suas hipóteses se confirmaram? Em que
momento houve essa confirmação?
Inferências locais quanto ao
vocabulário : fazer com que o aluno chegue ao significado do vocabulário
através do contexto.
Como você descreveria o amigo Pedro? E
qual seria a idade de Pedro?
Por que será que Pedro não é de falar
muito?
Qual seria o motivo de encarar os
vizinhos e desconhecidos , além de não ter dentes?
3º 4º e 5º parágrafos.
Suas hipóteses se confirmaram?
O que sugere o narrador ao dizer que
Pedro nos deu trabalho?
Porque o narrador diz andar nas pontas
dos pés ou descalços e levar tropeções no escuro?
O que sugere o narrador ao dizer
que Pedro tinha horários especiais , comidas, roupas e sabonetes especiais?
Qual seria o motivo de Pedro gostar de
óculos alheios, mas não usá-los?
Inferências locais quanto vocabulário
desconhecido.
6º paragrafo.
Suas hipóteses se confirmaram e em que
momento houve essa confirmação?
O que achou do final do texto?
O que você acha de ter um amigo bebê?
Seria paciente com ele?
Uma amizade desse tipo é possível ?
Por quê?
O que sugere o narrador ao dizer que o
aeroporto de repente ficou vazio?
Com finalidade o narrador escreveu
este texto?
Retomar a leitura novamente sem interrupções e fazer a produção
de inferências globais (implícitas como o valor de uma amizade)
Referências Bibliográficas:
Roxane rojo, LAEL/PUC – SP Letramento e Capacidades de Leitura
para a Cidadania.
Proposta Curricular do Estado de São Paulo, de Língua
Portuguesa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário