domingo, 2 de junho de 2013

A leitura e a escrita são oceanos cheios de sabedoria e aprendizado.

A leitura e a escrita, para mim, transformam meu mundo em um oceano cheio de sabedoria, imaginação e aprendizado.  Ler é uma viagem, descobertas de novos saberes, lugares e sensações que a cada leitura  nos marcam e ficam registradas na memória.  Minha primeira experiência com a leitura foi quando era pequena, lembro-me  que ao visitar meus tios, via minha avó paterna lendo jornais, revistas ou livros japoneses, então imaginava as histórias através das imagens. Já minha avó materna apresentou-me a leitura visual através de nosso jardim, ela contava como as flores estavam, sentiam-se quando as tratavam com carinho, em seguida, introduzia eu , minha irmã e meus primos como personagens da história, era uma sensação inexplicável,  eu podia  sentir a grama macia tocar meus pés, o aroma das flores  e até as flores conversarem comigo, tudo isso era mágico. As histórias eram sempre diferentes apesar de o cenário ser o mesmo.

Na fase escolar, a experiência foi quando li o livro O Cachorrinho Samba na Floresta, que me fez  transportar dentro da história e vivenciar junto a Samba as aventuras  dele,  momento este que vibrei muito, pois sempre adorei animais e de brincar com eles, cresci no meio deles,  minha avó tinha uma granja, onde criávamos também outras aves e animais e em casa, havia meu xodó, Rex, um cão Policial. Também li os livros Ilha Perdida e os Pequenos Jangadeiros,  adorei lê-los, esses livros me trazem boas recordações de experiências únicas que me marcaram,  ficaram registrados na memória e foi mais um incentivo para despertar-me o prazer pela leitura. Por isso, ao ler os depoimentos de experiências de leitura, identifiquei mais com Gabriel Pensador e Gilberto Gil ao citarem “ O incentivo pela leitura foi através de minha avó...” e de Clair Feliz Regina, de 80 anos, ao ser incentivada por uma amiga ao ler seus poemas, pois  também gosto muito de poemas.

Um comentário:

  1. Olá! Rosi,

    Gostei do seu texto. A leitura visual através do jardim é despertar a sensibilidade e a humanidade que há em nós. A iniciação como poetisa de Clair Feliz Regina é um grande incentivo. Também adoro poemas.
    Um abraço. Celina

    ResponderExcluir