terça-feira, 4 de junho de 2013



Minhas vivências...

    Segundo Marilena Chauí ler é uma das experiências mais radiosas de nossas vidas, essa frase tem um grande significado na minha vida, pois cresci em meio aos livros por opção.
    Meus pais eram fazendeiros e frequentaram apenas dois ou três anos à escola, porém o suficiente par aprender a ler, escrever e aplicar com sabedoria a matemática. Porém, não tinham contato com livros, visto que se preocupavam com a vida no campo, todavia  a escola ficava na fazenda do meu pai o que facilitou os estudos dos filhos.
    Por outro lado, eu ansiava os livros que a professora trazia toda semana da cidade, não me esqueço de "Lúcia já vou indo", "Quero casa com janela", entre outros. Encerrando a 4ª série fomos para a cidade, pois as crianças precisavam estudar, sem dinheiro para comprar livros eu ia a biblioteca pública toda semana para pegar os livros indicados pelos professores e outros que procuravam entre as prateleiras, como eu amava ver a minha ficha de leitura aumentando semanalmente, era motivo de orgulho para mim.
    No Ensino Médio entrei em contato com uma professora espetacular, Solange de Língua Portuguesa, que me apresentou a teoria da literatura e nos obrigou a ler os clássicos, foi paixão a primeira vista pelos romances.
    Após anos de leitura posso dizer que os livros continuam me surpreendendo, me distraindo, me informando e me enriquecendo.

2 comentários:

  1. Olá Anésia!
    Gostei do seu texto e ao lê-lo veio me a memória a minha professora Elzi, de Português, que levava-nos a biblioteca da escola, para escolhermos os livros, também ia a biblioteca pública, pegá-los emprestados, pois muitas vezes meu pai não tinha como comprá-los. Realmente é maravilhoso lembrar dessas experiências que tivemos, que ficam escondidas na memórias até ser reacendidas novamente ao ler ou ver algo que nos faz lembrar delas.

    ResponderExcluir
  2. Olá, Anésia!

    Gostei bastante do seu texto. Realmente, ler nos transporta para grandes viagens,assim como nos enriquece em todos os sentidos.

    Um abraço. Celina

    ResponderExcluir