segunda-feira, 17 de junho de 2013



TURMA 4- SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM
CARLOS, ELISANDRA, EUNICE, IRANÍ, ROSIMARY.
PÚBLICO-ALVO: 9º ano.
ASSUNTO: Texto Meu primeiro beijo.
AUTOR: Antônio Barreto
AULAS PREVISTAS: 5 a 7 aulas.
O objetivo desta situação de aprendizagem é propiciar aos alunos situações didáticas eu contribuam para o desenvolvimento de sua capacidade interpretativa e de refletir sobre  a vida e o comportamento humano, bem como identificar aspectos e características do gênero em estudo(crônica narrativa) e verificar a linguagem e os recursos utilizados por seus autores. Além de perceber que o autor (cronista) expõe seu ponto de vista, seus comentários, suas ironias e interpretações a respeito de fatos (notícias ou dia a dia pessoal)
Conteúdos e temas: Estudo do gênero textual crônica; elementos  da narrativa; leitura de crônicas diferenciadas, produção de narrativas (crônicas) e estudo dos aspectos linguísticos.
Competências e habilidades: Inferir o sentido principal do texto, no sentido global; reconhecer o gênero do texto em estudo; interpretar o sentido do texto; localizar itens de informações explícitas e implícitas; identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que compõem a narrativa.
Estratégias: aula baseada nos conhecimentos prévios do aluno, com direcionamento do professor; aproximação dos conteúdos com a realidade do aluno.  Comparações entre os diferentes textos em seus diversos gêneros.
Recurso utilizado: Texto Meu primeiro beijo, de Antônio Barreto; outras crônicas diferentes textos em seus diversos gêneros selecionadas pelo professor ( como O primeiro beijo, de Clarice Lispector, músicas e imagens)
Avaliação: Produzir um vídeo sobre o tema trabalhado. ( Power Point / Movie Maker
1º Passo: Roda de conversa: Iniciar com as músicas Beijo, beijinho e beijão, de Larissa Manoel, que é trilha sonora da novela Carrossel e  Aquele  beijo, do Grupo Nosso Sentimento. Após a leitura, perguntar-lhes se já ouviram algumas das duas músicas, se gostaram   e o que acharam dela, o que cada música fala do beijo,  se há comparação nas informações apresentadas nos textos, quais. Comentar também o tipo de gênero que é este texto, e se este tipo de texto pode relacionar se com outros, se conhecem quais?
2º passo: Apresentar o titulo do texto: Meu primeiro beijo, de Antônio Barreto e questionar:
O que o título sugere?
Podemos relacionar este título com as letras das músicas apresentadas? Por quê?
Como vocês imaginam que será a história? E que gênero será?
Que idade é normal que ocorra o primeiro beijo? Já aconteceu com você?
3º PASSO: Fazer inferências sobre o autor – pesquisa dirigida na sala de informática.
4º PASSO: Explicar a estrutura do gênero.
No 5º passo , Inferências locais : o estudo de vocábulos ou uma estrutura desconhecidas, inserir o sentido pelo contexto do texto e ou pelo significado anteriormente já construído, sem usar o dicionário, para que os alunos possam usar as estratégias inferenciais.  No caso de jargões ou expressões científicas, orientar o aluno que estas palavras também podem aparecer em textos como estes, e que procurem o professor de Ciências para que possa explicar e orientá-los melhor ao termo citado no texto ( para isso, o professor , deve antes conversar com o colega e por a par do assunto, como fornecer lhe uma cópia do texto, para que possa lê-lo e estuda-lo também ); como questionar o aluno se o beijo pode transmitir doenças , e que eles peçam orientação com o professor de Ciências.
Inferências implícitas: desenvolver a habilidade de pressuposição para que possa  compreender que uma informação pode ser deduzida através de uma outra, mas que não foi dita no texto, ou seja, que ela está subentendida.
6º PASSO: Explorar o sentido do texto: denotação e conotação.
7º PASSO: Explanação sobre as figuras de linguagem e sua função dentro da construção textual.
8º PASSO: Reconhecer as figuras de linguagem.
9º passo: Intertextualidade: ( O texto O primeiro beijo, de Clarice Lispector, música Na base do beijo, de Ivete Sangalo e imagens) comparações entre os diferentes textos, em seus diversos gêneros (   Dolz e Bernard Schneuwly “A diversificação dos gêneros trabalhados, oferece a possibilidade de definir especificidades de funcionamentos dos diferentes gêneros e tipos, para um trabalho de comparação por confronto com o mesmo e o diferente”)
10º PASSO: Produto final – produzir um vídeo sobre o tema trabalhado (Power point, movie maker).
OBSERVAÇÃO: Este texto pode ser trabalhado também com 8º ano, junto com o professor de Ciências,tamém, em que este trabalhará as partes do corpo, sexualidade (beijo), já que esta matéria faz parte do currículo da série citada.
Bibliografia
Roxane Rojo, LAEL/PUC-SP Letramento e Capacidade de Leitura para a cidadania.
Proposta Curricular do Estado de São Paulo, de Língua Portuguesa.
Joaquim Dolz & Bernard Schneuwly : Gêneros e Progressão Em Expressão Oral e Escrita – Elementos para reflexão sobre uma experiência Suíça ( Francófona)


Um comentário:

  1. Olá! Rosi,

    Ficou muito bacana sua postagem, tanto do texto como da SA que está bem elaborada.

    Um abraço. Celina

    ResponderExcluir