TURMA 4- SITUAÇÃO DE
APRENDIZAGEM
CARLOS,
ELISANDRA, EUNICE, IRANÍ, ROSIMARY.
PÚBLICO-ALVO: 9º ano.
ASSUNTO: Texto Meu primeiro beijo.
AUTOR: Antônio Barreto
AULAS PREVISTAS: 5 a 7 aulas.
O objetivo desta situação de aprendizagem é
propiciar aos alunos situações didáticas eu contribuam para o desenvolvimento
de sua capacidade interpretativa e de refletir sobre a vida e o comportamento humano, bem como
identificar aspectos e características do gênero em estudo(crônica narrativa) e
verificar a linguagem e os recursos utilizados por seus autores. Além de
perceber que o autor (cronista) expõe seu ponto de vista, seus comentários,
suas ironias e interpretações a respeito de fatos (notícias ou dia a dia
pessoal)
Conteúdos e temas: Estudo do gênero textual crônica;
elementos da narrativa; leitura de
crônicas diferenciadas, produção de narrativas (crônicas) e estudo dos aspectos
linguísticos.
Competências e
habilidades: Inferir
o sentido principal do texto, no sentido global; reconhecer o gênero do texto
em estudo; interpretar o sentido do texto; localizar itens de informações
explícitas e implícitas; identificar o conflito gerador do enredo e os
elementos que compõem a narrativa.
Estratégias: aula baseada nos conhecimentos
prévios do aluno, com direcionamento do professor; aproximação dos conteúdos
com a realidade do aluno. Comparações
entre os diferentes textos em seus diversos gêneros.
Recurso utilizado: Texto Meu primeiro beijo, de Antônio
Barreto; outras crônicas diferentes textos em seus diversos gêneros
selecionadas pelo professor ( como O primeiro beijo, de Clarice Lispector,
músicas e imagens)
Avaliação:
Produzir um vídeo sobre o tema trabalhado. ( Power Point / Movie Maker
1º
Passo: Roda de conversa: Iniciar com as músicas Beijo, beijinho
e beijão, de Larissa Manoel, que é trilha sonora da novela Carrossel e Aquele
beijo, do Grupo Nosso Sentimento. Após a leitura, perguntar-lhes se já
ouviram algumas das duas músicas, se gostaram
e o que acharam dela, o que cada música fala do beijo, se há comparação nas informações apresentadas
nos textos, quais. Comentar também o tipo de gênero que é este texto, e se este
tipo de texto pode relacionar se com outros, se conhecem quais?
2º
passo: Apresentar o titulo do texto: Meu primeiro beijo, de
Antônio Barreto e questionar:
O que o título sugere?
Podemos relacionar este
título com as letras das músicas apresentadas? Por quê?
Como vocês imaginam que será
a história? E que gênero será?
Que idade é normal que
ocorra o primeiro beijo? Já aconteceu com você?
3º PASSO: Fazer inferências sobre o autor –
pesquisa dirigida na sala de informática.
4º
PASSO: Explicar a estrutura do gênero.
No
5º passo , Inferências
locais : o estudo de vocábulos ou uma estrutura desconhecidas, inserir o
sentido pelo contexto do texto e ou pelo significado anteriormente já
construído, sem usar o dicionário, para que os alunos possam usar as
estratégias inferenciais. No caso de
jargões ou expressões científicas, orientar o aluno que estas palavras também
podem aparecer em textos como estes, e que procurem o professor de Ciências
para que possa explicar e orientá-los melhor ao termo citado no texto ( para
isso, o professor , deve antes conversar com o colega e por a par do assunto,
como fornecer lhe uma cópia do texto, para que possa lê-lo e estuda-lo também
); como questionar o aluno se o beijo pode transmitir doenças , e que eles
peçam orientação com o professor de Ciências.
Inferências
implícitas: desenvolver a habilidade de pressuposição para que
possa compreender que uma informação
pode ser deduzida através de uma outra, mas que não foi dita no texto, ou seja,
que ela está subentendida.
6º PASSO: Explorar o sentido do texto:
denotação e conotação.
7º PASSO: Explanação sobre as figuras de
linguagem e sua função dentro da construção textual.
8º PASSO: Reconhecer as figuras de linguagem.
9º passo: Intertextualidade:
( O texto O primeiro beijo, de Clarice Lispector, música Na base do beijo, de
Ivete Sangalo e imagens) comparações entre os diferentes textos, em seus
diversos gêneros ( Dolz e Bernard
Schneuwly “A diversificação dos gêneros trabalhados, oferece a possibilidade de
definir especificidades de funcionamentos dos diferentes gêneros e tipos, para
um trabalho de comparação por confronto com o mesmo e o diferente”)
10º PASSO: Produto final – produzir um vídeo
sobre o tema trabalhado (Power point, movie maker).
OBSERVAÇÃO:
Este texto pode ser trabalhado também com 8º ano, junto com o professor de
Ciências,tamém, em que este trabalhará as partes do corpo, sexualidade (beijo),
já que esta matéria faz parte do currículo da série citada.
Bibliografia
Roxane Rojo, LAEL/PUC-SP
Letramento e Capacidade de Leitura para a cidadania.
Proposta Curricular do
Estado de São Paulo, de Língua Portuguesa.
Joaquim Dolz & Bernard
Schneuwly : Gêneros e Progressão Em Expressão Oral e Escrita – Elementos para
reflexão sobre uma experiência Suíça ( Francófona)
Olá! Rosi,
ResponderExcluirFicou muito bacana sua postagem, tanto do texto como da SA que está bem elaborada.
Um abraço. Celina